filhotes de pastor alemão, canil de pastor alemão, filhote de pastor alemão
 
Notícias

28/ABR /2013Canil de pastor alemão, Gita do Nepal informa sobre a garupa. 

A garupa

A garupa é uma região impar e parte superior da coxa, fomarda pelos ossos da bacia. A bacia éformada pela soldadura do ilíaco, que se prende á coluna vertebral por meio do SACRO,constituído pelas três vértebras sacrais. É ligeiramente arredondado, e em meia esfera, edimensiona-se:

No comprimento

Vai da ponta do ÍLIO à ponta do ÍSQUIO, formando a linha da garupa. É de capital importânciado ponto de vista dinâmico.

Na largura

Tem duas distâncias distintas: A anterior medida entre os dois ILIOS e a posterior, a menor,medida entre os dois ÍSQUIOS.

A função

A garupa é de primordial importância para a movimentação, é ela que serve de centro deimpulso e agente de transmissão. Ela dirige os esforços provenientes dos propulsores nocentro de gravidade.Aqui há diferença entre ela e as omoplatas. A garupa é firmemente soldada enquanto asomoplatas são ligadas com músculos, o que significa flexibilidade. A garupa é soldada à colunavertebral no SACRO (03 vértebras).A força propulsora, por intermédio da garupa, será transmitida para frente, sem sofrer perda.A inclinaçãoA garupa apresenta duas inclinações. Uma aparente e a outra real. A primeira ligação entre aCRISTA ILÍACA e o ISQUIO, e a segunda pela linha entre a união SACROILÍACA e a FOSSAACETABULAR..Estas duas linhas apresentam os dois ângulos da garupa. O aparente de 30° e o real de 45°.Ambos de primordial importância na propulsão e na transmição. O funcionamento damovimentação do propulsor alcança seu máximo, quando encontra-se na perpendicular,abaixada do ponto de sua união Isquio como agente de transmissão, aí tem o seu limite. Aforça propulsora será levada para frente via linha do dorso, ao centro de gravidade, e isso épossível devido à rigidez da união GARUPA-LINHA DO DORSO.

Comprimento

A linha da garupa acha-se intimamente ligada ao fator força. Quanto mais comprida a garupacom ilíaco mais longo, multiplica-se enormemente a força aplicada pelos propulsores. Tambémpermite mais músculos e com isso mais força para a contração.

Largura

A boa largura é condição indispensável para o equilíbrio e a disposição do desenvolvimentomuscular. Estes são fatores principais para a força a ser produzida. Nas fêmeas ainda é sempreuma condição para uma boa criação.

 

Suzana H dos Santos, 112 - Jardim Canadá | Assis - SP | Tel: 18 3324-5123

 

 

© Filhotes de Pastor Alemão - Canil Gita do Nepal

Desenvolvimento: Key Webmarketing