filhotes de pastor alemão, canil de pastor alemão, filhote de pastor alemão
 
Notícias

5/JUN /2015Filhote de pastor alemão recebe treinamento para busca e salvamento 

 

Filhotes de pastor alemão são treinados para ajudar bombeiros em buscas e salvamentos

São oito filhos da cadela Vida!

Divulgação/Corpo de Bombeiros
Uma equipe especial está sendo treinada pelo Corpo de Bombeiros para auxiliar no atendimento de ocorrências de busca e salvamento. São oito filhotes da raça pastor alemão que nasceram há cerca de 30 dias. Os mascotes da corporação são filhos da cadela Vida, de 2 anos, já treinada para a atividade.

O chefe da Seção de Operação e Instrução do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Leonardo Merigueti, diz que, apesar da pouca idade, alguns testes para verificar o comportamento dos animais já estão sendo realizados. Segundo ele, tudo é feito para verificar a capacidade de trabalho dos cães e características como temperamento equilibrado, independência, foco e a segurança do cão em reconhecer o terreno onde anda, bem como a desenvoltura em pular obstáculos.

“Também testamos o comportamento do cão ao ser submetido a ruídos. Batemos em panela e usamos objetos que emitem sons, aumentando o grau de ruído para verificar se o cão se assusta com o barulho. Isso é fundamental porque em atendimentos de vítimas de soterramentos, por exemplo, lidamos com diversos sons que não podem prejudicar o desempenho do cão em ações de busca e salvamento”, explica Merigueti.

Divulgação/Corpo de Bombeiros
A expectativa é que a nova tropa esteja apta a atuar em 2015. “O grande diferencial desses animais é o faro apurado. Os cães podem encontrar pessoas em locais que os humanos demorariam dias para encontrar. A atividade é importante, pois auxilia as ações do CBMES na localização de pessoas perdidas, vítimas de soterramentos e até homicídios. Temos trabalho para tornar essa atividade obrigatória em todas as unidades do Corpo de Bombeiros do Brasil”, diz Merigueti.

Dos oito filhotes, dois serão doados à Receita Federal. Os animais treinados pelo Corpo de Bombeiros moram com os treinadores e vão para casa após o trabalho. Esse é um diferencial aplicado pela corporação para que o cão tenha um convívio social com a família e, com isso, crie laços de confiança com o condutor.

Cães participam de operações desde 2008

O Corpo de Bombeiros iniciou atividades de busca e salvamento com cães em 2008. Atualmente, quatro cães pastores alemães e pastores belga de malinois já estão preparados para o serviço de busca e salvamento no Corpo de Bombeiros. De acordo com o Merigueti, qualquer raça de cão que tenha as características de um cão de trabalho, pode ser empregado na atividade. Ele tem que ser inteligente, gostar de ir atrás de brinquedos e de brincar incansavelmente.

 

Suzana H dos Santos, 112 - Jardim Canadá | Assis - SP | Tel: 18 3324-5123

 

 

© Filhotes de Pastor Alemão - Canil Gita do Nepal

Desenvolvimento: Key Webmarketing